terça-feira, 22 de março de 2016


Carregadores Alternativos

Para Celular !



A cada dia que passa a função do celular aumenta, as pessoas passaram a utilizá-lo em diversas ocasiões, como no trabalho, vida social, estudos, entre outros. Sendo assim há uma necessidade maior de manter o aparelho carregado, por isso fontes de energia autossuficientes foram desenvolvidas para facilitar nossa vida em casos de necessidade.


Imagine que você está acampando, tirando várias fotos daquela paisagem linda... Entretanto, o seu celular não colabora e descarrega. 
Pensando nesses problemas do cotidiano que foram criados os carregadores alternativos, exatamente, alternativos, sem nenhuma necessidade de tomada! A física é realmente incrível, não é mesmo? 
E agora se prepare meu caro leitor, você vai conhecer o mundo fantástico desses carregadores, que além de não precisar de tomadas, também não é necessária hora e nem lugar. Se segure para não ir correndo para a mais próxima loja procurando algum desses...

Carregador solar portátil - é um aparelho que transforma luz do Sol em eletricidade. Basta grudá-la no vidro de uma janela e deixar que a luz solar faça seu trabalho. 

XD Design Solar Window Charger


O sistema fotovoltaico transforma a radiação solar em energia elétrica. Esse efeito acontece quando a luz do sol é absorvida pelas células fotovoltaicas que são compostas por silício (este permite que a conversão da luz seja eficiente). A energia dos fótons da luz é transferida para os elétrons que então ganham capacidade de movimentar-se, gerando corrente elétrica.

Carregador eólico alternativo 

Bateria de vento

A energia eólica é a energia cinética do vento, formada a partir da força proporcionada por ele. Para transformá-la em energia elétrica, é necessário que haja o movimento das turbinas eólicas, onde a energia cinética é transformada em mecânica e então, (por meio dos aerogeradores), vira energia elétrica. Bastam 6 horas de vento contínuo para atingir o objetivo de dar carga ao celular. Ou você pode colocar perto da janela do carro sempre que estiver dirigindo. O produto ainda não está disponível no mercado. 

Carregador cinético alternativo - é movido à energia ligada ao movimento do corpo, dependendo apenas de dois fatores: da massa e velocidade do corpo em movimento.


Dance Charger


É uma forma muito prática de suprir a energia que seu celular necessita para funcionar. A invenção trabalha da seguinte maneira: você prende o carregador ao braço e enquanto dança (ou faz qualquer atividade física), a "geringonça" transforma a sua energia cinética em elétrica, carregando assim o telefone.

Carregador mecânico alternativo - o equipamento tem uma manivela que ao ser girada pelo usuário, é capaz de gerar energia para carregar baterias de smartphones. 

BoostTurbine2000


A energia mecânica pode ser convertida em energia elétrica por meio de um gerador magnético que transforma o movimento em força eletromotriz geralmente medida em volts. Este obriga a corrente elétrica a fluir através de um circuito externo. No caso da manivela, essa geração de energia ocorre devido ao movimento rotativo.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 




  • FINOTTI, Paulo. Maneiras de carregar o celular sem energia. Disponível em: <<http://sossolteiros.bol.uol.com.br/15-maneiras-bizarras-de-carregar-o-celular-sem-energia/>> Acesso: 18/03/2016
  • FLAVIA, Almeida. Carregador de manivela. Disponível em: <<http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/12/carregador-manivela-vem-com-entrada-usb-para-smartphones.html>> Acesso: 18/03/2016
  • GEORGE, Cruz. Formas de geração de energia. Disponível em: <<http://cienciaetecnologias.com/formas-geracao-energia-geradores/>> Acesso: 22/03/2016
  • RIBEIRO, Daniel. Gadgets para carregar celular. Disponível em: <<http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/02/dez-gadgets-para-carregar-seu-telefone-sem-precisar-de-tomadas.html>> Acesso: 18/03/2016



    VÍDEO:


    Componentes da equipe: Amanda Soares; Laryssa Esprigman; Thainá Giudice; João Vitor Hohenfeld; Kalorina Oliveira e Deise Santos.Disciplina: FísicaProfessor: Samuel Nunes de Santana
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário