terça-feira, 15 de março de 2016

 

        Máquina de Xerox 

As máquinas de xerox surgiram no ano de 1938, criada pelos físicos Chester Karlson e Otto Kornei. Pelo fato delas não terem a necessidade do uso de algum líquido de revelação, como são usados nos processos fotográficos, podemos entender o significado da palavra que é originada do grego "kserós" e que quer dizer "seco". Dez anos após a invenção de Chester Karlson, uma pequena fábrica de artigos fotográficos investiu na invenção, que com o sucessos de alguns modelos depois os levaram a mudar o nome da companhia.
Mas, não vamos falar apenas sobre como surgiu, mas também como a mesma funciona fisicamente. Vamos falar sobre a lei de Coloumb. O que é isso? A Lei de coulomb é: "Interação" eletrostática entre partículas eletricamente carregadas". A lei de Coloumb serve para explicar as cargas elétricas. Como na lei de coulomb, quanto maior a quantidade de carga, maior a atração; é por essa lei da física que funcionam as "fotocopiadoras". Além de que, menor será a força se maior for a distância entre as cargas.
Para entender como funciona esse processo precisamos saber que há um cilindro fotocondutor na máquina que é carregado de forma positiva, logo depois de acomodar um documento ou foto original sobre o vidro para ser copiado. Um feixe de luz é direcionado a este papel, onde uma parte reflete a luz e a outra absorve, a parte branca que reflete luz é direcionado ao cilindro e de forma sincronizada a luz vai percorrendo o papel enquanto o cilindro vai girando.Quando o cilindro é pressionado, a corrente elétrica anula a carga positiva por conter elétrons. Sendo assim no processo final a parte do cilindro que não recebeu luz esta positivo e a parte que não receberam ficam neutras é ai que aparece a eletrostática que corresponde ao que você quer copiar. 

"O próximo passo é lançar o toner (pó preto), carregado negativamente, sobre o cilindro. Como possuem cargas opostas o pó fica grudado no cilindro. Agora é a vez do papel. Ele é carregado positivamente através da ação do fio corona. Então, o cilindro gira e as partículas de toner vão sendo atraídas pelo papel. Isto ocorre, pois o papel está mais positivamente carregado e sua força de atração é maior."



As máquinas copiadoras,mais conhecidas como máquinas de xerox após mais de 50 anos continuam a fazer parte do nosso dia a dia,seja no trabalho ou nos estudos,a tecnologia evoluiu,de forma que as máquinas ficara menores e mais fáceis e práticas de serem usadas. Hoje em dia não precisamos mais esperar muito tempo, basta escanear apenas uma vez uma imagem que queremos e depois criamos várias cópias. Com as novas tecnologias na máquina de xerox facilitamos muitas coisas e poupamos nosso tempo, por exemplo: com o processo online é mais prático escanear um comprovante de compra do que mandá-lo pelo correio, ou ainda copiar um texto diretamente para o computador sem se preocupar em guardá-lo em armários como os bons e velhos '' Xerox'' de antigamente. Então diante disso podemos afirmar que a máquina de xerox é muito importante, pois nos acompanha em quase todas as áreas de nossas vidas, tanto escolar como a de trabalho, ajudando-nos a poupar tempo e deixando assim nossas vidas um pouco mais fáceis nesse sentido.


           

       
Referências: http://fisicadomundoreal.blogspot.com.br/2011/03/como-funciona-maquina-de-xerox.html
https://marcioleitaoexpress.wordpress.com/maquina-fotocopiadora/ 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Coulomb
https://pt.wikipedia.org/wiki/Xerox
http://www.copycolorindaia.com.br/origem-do-xerox-voce-sabe/
http://googleweblight.com/?lite_url=http%3A%2F%2Fm.tecmundo.com.br%2Fimagem%2F4145-como-funciona-uma-maquina-copiadora-.htm&ei=h07sDOey&lc=pt-BR&s=1&m=981&host=www.google.com.br&ts=1458839704&sig=APY536xcjYEJUVcGOfiOarxcpPwFDoPWHw



Alunos(as): Emille Santos, Geovanna Chaves, Jaqueline Santos, José Emiliano, Thauane Silva, Tiago Almeida.
Disciplina: Física
Professor: Samuel Nunes

Um comentário:

  1. Falta a fonte na citação abaixo.
    "O próximo passo é lançar o toner (pó preto), carregado negativamente, sobre o cilindro. Como possuem cargas opostas o pó fica grudado no cilindro. Agora é a vez do papel. Ele é carregado positivamente através da ação do fio corona. Então, o cilindro gira e as partículas de toner vão sendo atraídas pelo papel. Isto ocorre, pois o papel está mais positivamente carregado e sua força de atração é maior."

    ResponderExcluir