quinta-feira, 24 de março de 2016

CHOQUE ELÉTRICO



Iremos abordar  o assunto  choque elétrico e trazer informações que todos nós deveríamos saber. 


O choque elétrico ocorre quando o corpo entra em contato com a eletricidade. Às vezes causa só um susto, queimaduras, parada cardíaca, mas às vezes pode levar a morte.

O choque elétrico pode ser causado de diversas formas como: Colocar o dedo em uma tomada, um fio desencapado ou quando um raio atinge uma pessoa. Pode ocorrer também que uma pessoa possa receber um choque ao tocar em outra que esteja em contato com a eletricidade. 
Para socorrer uma pessoa que esteja tomando um choque muito forte, é necessário que primeiro seja desligado o interruptor para que a descarga seja interrompida, e depois disso será seguro retirar a vítima do local.
Caso for preciso, procure um socorro médico.  
                               


                                                                          

       


As lesões que podem ser provocadas pelo choque elétrico são de quatro naturezas: 
          
·        Eletrocução (fatal)

·         Choque elétrico

·        Queimaduras 
·        Quedas provocadas pelo choque

Eletrocução: É a morte provocada pela exposição do corpo a uma dose letal de energia elétrica.

Choque elétrico: O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer.

Queimaduras: A pele humana é um bom isolante e apresenta, quando seca, uma resistência à passagem da corrente elétrica de 100.000 Ohms. Quando molhada, porém, essa resistência cai para apenas 1.000 Ohms. A energia elétrica de alta voltagem, rapidamente rompe a pele, reduzindo a resistência do corpo para apenas 500 Ohms.

Quedas de altura: Os acidentes com eletricidade ocorrem de várias maneiras. Os riscos resultam de danos causados aos isolantes dos fios elétricos devido a roedores, envelhecimento, fiação imprópria, diâmetro ou material do fio inadequado, corrosão dos contatos, rompimento da linha por queda de galhos, falta de aterramento do equipamento elétrico, etc.

Existem dois tipos de acidentes em relação ao corpo:

Eletrocussão é uma descarga elétrica fatal que ocorre tanto na alta e na baixa tensão elétrica.
Já o eletro trauma leva a pessoa a ter consequências físicas, orgânicas e mentais.

À passagem de uma corrente elétrica, seja ela alternada ou contínua, Manifesta-se por três formas distintas;

·        Eletricidade estática (tensão elétrica constante)
·        Eletricidade Dinâmica (tensão elétrica na forma de onda eletromagnética alternada ou contínua)
·        Descargas atmosféricas ou arcos elétricos. 

Três tipos da corrente elétrica que influencia o choque elétrico.

                 São eles:

·        Tipo de corrente: Continua ou alternada, sendo dentre estas a alternada mais perigosa.
·        Intensidade da corrente que está circulando o corpo no momento do choque: Quanto maior a corrente maior a lesão.
·        Tempo de exposição: Apenas alguns milissegundos são suficientes para causar danos ou até mesmo a morte.


É os ossos e a pele que oferecem maior resistência a passagem da corrente elétrica no corpo.

                                                              Seus Benefícios 

Entretanto, o choque elétrico pode ser utilizado em benefício à vida, desde que seja utilizado apenas para estimular a retomada dos batimentos cardíacos quando há ocorrência de uma parada cardíaca.

Como sabemos, quando a corrente elétrica percorre o corpo de uma pessoa, causa contrações musculares, inclusive no coração, que também é um músculo. Em situações em que o coração para de bater, durante uma cirurgia, por exemplo, os médicos podem aplicar um choque elétrico no paciente fazendo com que seu coração se contraia e retome os batimentos.
Esses aparelhos são conhecidos como desfibriladores. Eles são aparelhos que aplicam um pequeno choque elétrico no coração do paciente com intenção de fazê-lo voltar a bater.
Outra forma de se usar a corrente elétrica em favor da vida é em aparelhos do tipo marca-passo que têm a função de auxiliar o coração a funcionar de forma adequada.

•Por muito tempo foi utilizado o choque eletroconvulsivo, para tratar pacientes esquizofrênicos (hoje utiliza-se drogas).

•Taser é uma arma que dispara dois dardos, com alta tensão entre eles, injetando no alvo (criminoso) uma corrente elétrica suficiente para inabilitá-lo. Existem modelos pessoais (de contato).

•Marcapasso cardíaco, que monitora os batimentos do coração, aplicando impulsos elétricos quando necessário.

•Produtos para beleza estética que exercitam os músculos aplicando choques, e que garantem que substituem a ginástica convencional.

•Desfibrilador cardíaco, que reanimam pacientes com fibrilação no coração (às vezes vítima de choque elétrico tem seu coração fibrilado; então temos que causar-lhe mais choque elétrico (com o desfibrilador) para que seu coração volte ao normal).

É importante que todos saibam dos riscos que o choque elétrico pode causar. Deve-se respeitar a eletricidade e caso não saiba não se arrisque.















REFERÊNCIAS:



ALUNOS: ANDRESSA TEIXEIRA, ERIEL, BRUNO ,MARIANA BINA, SUELEN GONÇALVES, WESLEI JOÃO 


PROFº: SAMUEL NUNES
Matéria: Física 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Melhorem a escrita do trecho abaixo!
    "O choque elétrico pode ser causado de diversas formas como um raio quando atinge uma pessoa, colocar um dedo em uma tomada, um fio desencapado, e também pode ocorrer que uma pessoa receba um choque ao tocar em outra que esteja em contato com a eletricidade."

    ResponderExcluir