segunda-feira, 11 de julho de 2016

Matriz Energetica e Formas de Promover a sua Ampliação

Matriz Energética e Formas de Promover sua Ampliação

Amanda Karoline Soares
José Emiliano Lima
Geisa Pereira da Silva
Jaqueline Santos Santana
Thainá Santos Giudice
Renan de Souza

Resumo: Este trabalho aborda sobre as matrizes energéticas e sua relação na economia dos países.

Desde que o mundo é mundo, o homem sente a necessidade de desfrutar de fontes energéticas. O fogo, a primeira técnica de utilização deve ter sido inventada por volta de 50.000 a. C, e então, o mundo deu início a uma nova era. Com as descobertas e avanços tecnológicos, outras fontes de energia foram descobertas e testadas, surgindo assim à necessidade de uma organização e representação de todos os recursos energéticos disponíveis (em um determinado território, região ou continente) para serem utilizados nos processos produtivos, e de maneira sustentável. A utilização de fontes energéticas está totalmente ligada ao momento em que o mundo está, e aos interesses políticos. Atualmente, existem Cerca de nove tipos de energia, sendo elas: Petróleo, Gás natural, Carvão, Urânio, Água, Sol, Vento, Fontes geotérmicas e Biomassa. Hoje, vivemos a era do petróleo, a fonte tornou-se muito valiosa, politicamente interessante e reina nas indústrias. A análise da matriz energética é fundamental para orientar o planejamento do setor energético. Atualmente, os países de primeiro mundo, tais como, Estados Unidos e...
 Os EUA é um dos maiores importadores de petróleo, uma fonte não renovável que lidera cerca de 35% de toda a fonte de energia utilizada no mundo. A América do Norte caminha para os meios sustentáveis de utilização energética, pois o fim do petróleo já preocupa as grandes multinacionais. A Matriz energética Norte-americana tem aumentado a sua porcentagem pra energia eólica e solar.



A Matriz energética do país está completamente ligada ao desenvolvimento econômico do mesmo. As fontes energéticas variam de acordo com a localização e clima. Quando se fala em Matriz energética mundial, podemos dizer que está correlacionado e posicionado como um fator importante para se formar um país de 1° mundo. As empresas multinacionais, grandes organizações financeiras, vivem em uma disputa na atual era do petróleo e gás natural. Não apenas uma disputa econômica, mas também, geopolítica.
A Europa é uma das Nações influentes no meio das matrizes energéticas mais poderosas do mundo. “O continente também tem investido bastante em fontes renováveis. Segundo a agência estatística continental Eurostat, o crescimento da energia renovável excedeu o de todos os outros tipos. Em dez anos, a produção de fontes alternativas subiu 81,3%.” O continente africano está na lista que compõe matrizes energéticas pouco organizadas, ainda baseadas em combustíveis fósseis. Nos dias atuais os poucos avanços de fontes renováveis em continentes subdesenvolvidos torna-se preocupante.




 Com a utilização de fontes primárias, o Carvão sendo o mais consumido, o setor industrial do país ainda pouco desenvolvido fica pra trás na competição por poder. Poder econômico. Político. E energético!
 A Matriz energética brasileira, embora ainda dependente do petróleo, está entre as matrizes energéticas mais renováveis do mundo. Matriz Energética do Brasil (dados de 2014) Biomassa (bagaço de cana, lenha, lixívia) - 7,2% - biocombustíveis como, por exemplo, o etanol. Hidráulica - 65,2% - maior fonte de produção de energia elétrica no Brasil. Dado inclui a energia hidráulica produzida e importada pelo Brasil. Derivados de Petróleo - 6,8% - principal fonte de energia para motores de veículos. Além de não ser renovável é altamente poluente. Carvões Minerais e derivados - 3,2% - usados principalmente em termelétricas. Dado inclui gás de coqueria. Gás Natural 13% - uso principalmente em automóveis e residências. Nuclear - 2,5% - energia limpa produzida nas usinas de Angra 1 e Angra 2 no estado do Rio de Janeiro. Eólica - 2% - energia limpa e renovável gerada pelo vento. O Brasil tem grande potencial e sua produção está aumentando a cada ano.
Quanto à produção de energia elétrica, o boletim aponta que, em dezembro de 2015, a geração hidráulica correspondeu a 71,5% do total gerado no País, 2,0 pontos percentuais (p.p.) acima ao verificado no mês anterior. Já o segmento eólico apresentou aumento de 0,2 p.p na matriz de produção de energia elétrica no Brasil. A participação de usinas térmicas caiu 2,2 p.p. entre novembro e dezembro de 2015.


https://pt.wikipedia.org/wiki/Matriz_energ%C3%A9tica

3 comentários:

  1. Texto insuficiente!
    Não está na ABNT

    ResponderExcluir
  2. Faltam as palavras chave e outras coisas.
    Vejam no link.

    http://wagneraragaoteles.blogspot.com.br/2015/11/artigo-cientifico.html?m=1

    ResponderExcluir
  3. Faltam as palavras chave e outras coisas.
    Vejam no link.

    http://wagneraragaoteles.blogspot.com.br/2015/11/artigo-cientifico.html?m=1

    ResponderExcluir