sexta-feira, 15 de julho de 2016


BATALHA DO RIO DA PRATA


  Andressa Teixeira, Eleed Jhulia, Eriel Barros, Nedina Santana.



Resumo: Neste trabalho, aborda a batalha do Rio da Prata que foi um guerra naval entre a Alemanha e Inglaterra. Graf spee deixou a Alemanha com o objetivo de atacar os pontos comercias da Inglaterra, para deixar as esquadras aliadas dispersas, podendo assim atacar em outros pontos.

Palavra chave: A Alemanha nunca foi considerada uma potência naval, A marinha Inglesa sabia que o Graf spee iria atrás do grande número navios mercantes que saiam do centro comercial do Rio da Prata, A batalha iniciou e a estratégia de Harwood foi posta em prática, mas o Graf Spee atacou o Exeter, pois sabia que o mais poderoso da força G.

BATALHA DO RIO DA PRATA

 Foi a primeira grande batalha naval da segunda guerra, foi travada entre a Inglaterra e a Alemanha, esse combate aconteceu próximo a barra do rio da prata, iniciou dia 13 de dezembro de 1939 e a guerra na Europa estava em curso a pouco mais de três meses.

A Alemanha nunca foi considerada uma potência naval, mesmo tendo possuído excelentes navios e tripulações. Após a primeira guerra ela foi punida com o tratado de Versalhes e foi obrigada a construir uma nova marinha de guerra. Em agosto o Graf spee deixou o porto da Alemanha com ordens secretas para atacar as navegações comerciais e nos lugares mais inesperados, para manter as esquadras aliadas dispersas. Sua zona de operação era no atlântico sul.

O Graf spee começou sua perseguição e o dia 30 de setembro de 1939 afundou o cargueiro clement, perto de Pernambuco. O capitão do Graf spee era Hans Langsdorf, e após cada ataque navegava milhares de milhas para despistar seus perseguidores. O Graf spee capturou o Newton beech, afundou o Huntsman e o Trevasnion em outubro, afundou o petroleiro África Shell. Como vários navios não estavam chegando ao porto levantou suspeita da marinha Inglesa, que emitiu um aviso de alerta a todas as embarcações que navegavam no Atlântico Sul e os aliados formaram cinco grupos de caça para fazer uma busca no atlântico. O Graf spee continuou obedecendo a ordem de atacar e afundou os navios Doric Star e Tairoa no início de dezembro. Depois de se encontrar com o seu navio de reabastecimento ele foi em direção ao Rio da Prata e fez o seu último ataque afundando o Streonshalh. A marinha Inglesa sabia que o Graf spee iria atrás do grande número navios mercantes que saiam do centro comercial do Rio da Prata, por isso deslocou a força G que era composta por três cruzadores: o Achilles, Ajax e Exeter comandados pelo Comodoro Harwood, sendo que o Exeter era o único cruzador pesado. Durante a noite de 12 de dezembro de 1939 os navios ingleses iniciaram sua tática para o confronto, eles navegariam em formação cerrada, teriam o contato visual e atacariam concentrando seu poder de fogo, eles sabiam que um ataque direto eles sairiam perdendo devido ao poder de fogo do Graf spee, então sua estratégia seria dividir a atenção do Graf Spee.

No dia 13 de dezembro de 1939 Graf Spee foi visto pelos cruzadores ingleses. A batalha iniciou e a estratégia de Harwood foi posta em prática, mas o Graf Spee atacou o Exeter, pois sabia que o mais poderoso da força G. O Exeter devolveu a salva com uma sequência de disparos. Enquanto o combate inicial era travado entre os grandes navios, os cruzadores leves, mais rápidos, iniciaram a manobra de pinça, tentando cercar o cruzador alemão entre dois flancos. Esta manobra visava dividir a artilharia do Graf Spee, dificultar seus disparos. Uma sequência de disparos dos navios ingleses, atingiram o Graf Spee acima da linha de flutuação, abrindo um enorme buraco no casco, além de diversos outros danos. O graf spee abandona o local, terminando a primeira fase da batalha. Ele se refugia no porto de Montevidéu pois precisa de reparos, ele tem apenas 24 horas, mas como o país estava neutro na guerra, permitia que qualquer barco com problemas solicitasse permissão para atracar e realizar reparos então o governo lhe concede 72 horas, e isso gerou uma grande disputa política, pois inicialmente o governo inglês e francês queria que o governo uruguaio exigisse a saída do navio alemão. O governo uruguaio manteve o prazo. À medida que o tempo vai passando, os serviços de notícias da rádio e imprensa deram a impressão, errada, de que a segunda esquadra da Inglaterra já se achava próxima ao porto. No dia 17 o Capitão Hans Langsdorff embarcou com uma tripulação reduzida e o Graf Spee içou âncora envergando bandeiras de combate em ambos os mastros. O navio possuía ainda munições suficientes e canhões em bom estado. Crendo que a força naval da inglaterra era muito maior, Hans Langsdorff querendo evitar uma batalha sem sentido e um banho de sangue previsível, preparou seu navio para afundar.
Conclusão: O Capitão e toda a tripulação se retirou e em seguida fortes explosões partem o casco em dois o afundando. Em Buenos Aires, três dias depois, o capitão alemão envolveu-se na bandeira da Marinha Imperial Alemã, e se suicidou com um tiro, terminando a batalha do Rio da Prata.


Referencias:


Um comentário:

  1. -Não entendi as palavras-chave do texto.
    -Precisa ter mais cuidado com a estrutura do texto. Senti falta de uma introdução e uma conclusão mais adequada.

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